SANTOS FOI ELIMINADO PELO INDEPENDIENTE NO ÚLTIMO DUELO, APÓS PUNIÇÃO DA CONMEBOL

O Santos FC irá reencontrar o Independiente-ARG pelas oitavas de final, só que dessa vez será pela Copa Sul-Americana e não a Libertadores. No último confronto entre as duas equipes, em 2018, o Peixe foi eliminado, após uma polêmica punição da Conmebol, devido a escalação irregular de Carlos Sánchez, no jogo de ida da fase eliminatória.

A primeira partida foi realizada em Avellaneda e o resultado foi de 0 a 0, em agosto de 2018. Uma semana depois, no dia do segundo jogo, a Conmebol anunciou a punição de Sánchez, por escalação irregular do Santos, alterando o resultado inicial para uma vitória do Independiente por 3 a 0.

A polêmica gerou revolta entre os dirigentes e torcedores alvinegros. Presidente à época, José Carlos Peres prometeu ir à Justiça para reverter o “tapetão”. O Santos teria que vencer no Pacaembu por pelo menos três gols de diferença para ter chances de classificação.

Após um clima nada agradável, o Peixe entrou em campo, mas não conseguiu marcar gols. Aos 36 minutos do segundo tempo, alguns torcedores arremessaram bombas e cadeiras no gramado, além de tentarem uma invasão. Por esse motivo, o árbitro chileno Julio Bascuñan encerrou a partida antes do tempo regulamentar.

Apenas em 2020, o Tribunal Arbitral do Esporte, da Fifa, culpou a Conmebol e encerrou o caso. De acordo com o TAS, o erro inicial foi da Confederação Sul-Americana, o que não mudou em nada o resultado e a eliminação de dois anos atrás.

O Santos enfrentou o Independiente em 15 oportunidades. Foram quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas, contando com o 3 a 0 de punição da Conmebol, em 2018.

O Independiente está invicto na Sul-Americana e fez parte do grupo do Bahia, que venceu o Peixe por 3 a 0 no último sábado (29), pelo Brasileiro. Os argentinos venceram o Tricolor em casa por 1 a 0 e empataram fora em 2 a 2.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Portal Santos News© 2022. Todos os Direitos Reservados.