SANTOS CAI NA PRIMEIRA FASE DA LIBERTADORES PELA SEGUNDA VEZ EM SUA HISTÓRIA

O Santos Futebol Clube amargou nesta quarta-feira (26) mais uma decepção em sua rica história. Após perder para o Barcelona-EQU por 3 a 1, em Guayaquil, o Peixe foi eliminado da primeira fase da Libertadores, pela segunda vez, desde que surgiu a competição. Além deste ano, o alvinegro ficou fora do mata-mata em 1984, quando terminou como último colocado do grupo.

O atual treinador Fernando Diniz sequer teve tempo de comandar a equipe em campo. Em sua estreia, contra o Boca Juniors, no último dia 11, o comandante foi expulso durante a partida e acabou suspenso por dois jogos. A punição se encerrou nesta quarta (26), contra o Barcelona-EQU, que contou com o auxiliar Márcio Araújo.

Apesar da eliminação histórica na primeira fase, o Santos terminou como terceiro colocado do grupo C e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Peixe conhece seu adversário na próxima quarta-feira (2) e pode conquistar um título inédito.

Os jogos de ida ocorrem entre os dias 13 e 15 de julho e a volta entre 20 e 22. Independente do adversário, o Santos atua em casa na primeira partida e decide fora. Se avançar de fase, o Peixe garante R$ 2,8 milhões.

Em 16 participações na Libertadores, o Santos foi três vezes campeão (1962, 1963 e 2011), duas vice (2003 e 2020) e quatro como semifinalista (1964, 1965, 2007 e 2012).

O Peixe também foi eliminado nas quartas de final em quatro oportunidades (2004, 2005, 2008 e 2017), além de uma nas oitavas de final (2018) e duas na primeira fase (1984 e 2021).

Essa é a segunda eliminação precoce do Santos em 2021. A primeira foi no Campeonato Paulista, onde o clube quase foi rebaixado de forma inédita à Série A-2 do estadual. O Peixe inicia mais um desafio no próximo sábado (29): o Brasileiro. A equipe alvinegra enfrenta o Bahia, às 20h, no Estádio Pituaçu.

O jogo

Se em 2020 o “4% é muito” motivou a equipe e torcida, neste ano foi um pouco diferente. Além de vencer a partida, o Santos tinha que torcer contra o Boca Juniors, mas a equipe argentina foi fatal e venceu o The Strongest, por 3 a 0, em Buenos Aires.

Já no jogo do Peixe, ocorreu o contrário para o torcedor santista. Aos 14 minutos do primeiro tempo, o Barcelona abriu o placar. Após cruzamento rasteiro de Leonel Quiñonez, a bola atravessou a área alvinegra e sobrou do outro lado para Damián Díaz empurrar para o gol.

O Peixe buscou a reação ainda no primeiro tempo e empatou nos acréscimos, aos 46, com Kaio Jorge.

Aos oito minutos da etapa final, a equipe equatoriana chegou ao segundo gol, novamente com Damián Díaz.

O Barcelona chegou ao terceiro gol com Montaña, aos 31, que havia acabado de entrar.

O Santos deixa a Libertadores com duas vitórias, quatro derrotas, oito gols marcados e nove sofridos.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Portal Santos News© 2022.